pesquise aqui:... ▼Pesquisar? Digite o que procura e tecle ENTER (VIA TECLADO)▼

Custom Search

"Por que existem as coisas em vez de não existir nada?" | #mundo dos filosofosh

"Por que existem as coisas em vez de não existir nada?"




"Por que existem as coisas em vez de 

não existir nada?"

Algumas considerações de um matemático italiano


NASA
As discussões sobre o porquê de existir algo em vez de não existir nada já envolveram, no curso da história humana, uma vasta gama de pensadores, cientistas, filósofos, teólogos e outros muitos estudiosos de diversas áreas de especialização, assim como o conceito de "infinito", o "sentido" da vida e da realidade, o "destino" do que existe, a "essência" do espaço e do tempo... A questão do porquê de existir algo em vez de nada é muitas vezes considerada a "mãe de todas as questões".

À luz dos conhecimentos científicos atuais, o universo acessível às observações do homem parece ser o resultado de uma concatenação de causas, cientificamente explicáveis, que começou cerca de 14 bilhões de anos atrás com um primeiro evento conhecido como "Big Bang". Mas o que causou o Big Bang?


a) Uma corrente de pensamento afirma que esta pergunta não faz sentido, porque, se assumimos que o tempo nasceu com o Big Bang, então não havia nada antes desse evento; esta corrente rejeita, assim, a questão da "causa precedente". Santo Agostinho percebeu essa dificuldade e falou dela em seu livro "Confissões", escrito entre 397 e 400 d.C. e considerado uma das obras-primas da literatura cristã. O tema foi abordado depois por muitos outros pensadores, ligados ou não a alguma cultura religiosa, incluindo, em particular, Boécio, autor de obras matemáticas e lógicas que, por volta de 500 d.C., elaborou um conceito de criação significativamente mais sofisticado. Ele pensou num Deus fora do tempo, não dentro do tempo: portanto, não "anterior", mas "superior" ao tempo (Boécio, em A Consolação da Filosofia).

b) Outra corrente de pensamento vê no Big Bang um evento ocorrido dentro de um universo maior, que contém o nosso universo e que poderia até mesmo ser infinito e eterno. Neste contexto mais amplo, o Big Bang poderia ser explicado com uma "causa anterior", mas isso ainda não explicaria a existência do universo-contentor nem a concatenação de causas que levaram ao Big Bang e, portanto, ao começo do nosso universo. Esta tentativa, porém, não resolve o problema: apenas o "transfere" a uma suposta etapa anterior a ele. A física pode explicar os possíveis mecanismos de explosão e implosão capazes de criar e destruir um universo, mas o problema do início de tudo permanece sem resposta.

c) As razões que podem ter levado à existência de uma realidade não devem ser confundidas com as leis que regem as dinâmicas dessa realidade. Por que as leis da física são as que são e não outras? Muita gente afirma que essas dificuldades conceituais, em si mesmas, já remetem a algo maior, a uma criação divina. Esta questão é ainda mais delicada que a primeira, porque diz respeito aos instrumentos com que se descreve a dinâmica do todo. Deve ser enfatizado que a ciência não tem a tarefa de demonstrar a existência ou inexistência de Deus. Esta "pretensão", aliás, levou à ruptura na relação entre ciência e fé. Há quem ache que a ciência tem a tarefa de "provar" ou "negar" a existência de uma mente superior criadora, não considerando que isto seria um "salto ontológico". É importante reiterar: as razões que podem ter levado à existência de uma realidade não devem ser confundidas com as leis que regem as dinâmicas dessa realidade.

A ciência e a fé (racional) são duas estradas com possíveisinterações, mas não interferências ou pretensões de sobreposição. As propriedades de um sistema nem sempre podem ser explicadas apenas por meio dos seus componentes; o próprio organismo biológico é um exemplo gritante. E isto se liga à relação (e não ao conflito) entre o holismo e o reducionismo.

__________

..." por Paolo Di Sia, professor de matemática na Universidade Livre de Bolzano e na Universidade de Verona, Itália."


fonte: aleteia

Share on Google Plus

About flo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário: